Atualizando...
Seu carrinho está vazio.

O que é um SSD? Quais as suas vantagens? Eu vou ganhar mais FPS se tiver um SSD?


Todo computador, após anos e anos de uso, apresenta sua queda natural de desempenho, seja pelo próprio software e sistema operacional, pelo desgaste natural dos componentes, ou por uma combinação de ambos os fatores.


Isso não significa, no entanto, que não há solução para prolongar a vida útil do seu equipamento. Muitas vezes a troca de um ou mais componentes consegue injetar nova vida em um PC que antes lutava para conseguir atender as necessidades de seu usuário.


Nesta primeira edição de "Hora do TOPGrade", vamos analisar um componente que interfere diretamente na experiência do usuário, seja jogando, editando imagens e vídeos, ou apenas abrindo um navegador ou um documento. Estou falando do SSD.

                 
                         
O que é um SSD?
SSD, ou Solid State Drive, é um componente com a função de armazenar os dados do seu computador, assim como um disco rígido, ou HD, convencional. Diferente de um HD, no entanto, um SSD não possui partes móveis e mecânicas, sendo muito mais resistente a quedas e vibrações, além de consumir menos energia.

SSDs usam de chips de memória flash para armazenar os dados, assim como um cartão SD ou a memória interna de seu celular. A diferença é que esses chips de memória flash são muito mais rápidos e resistentes a mais escritas e sobrescritas que um cartão SD, por exemplo.


Como resultado, temos um drive de armazenamento menor, mais leve e que consome menos energia. E a principal vantagem não é nada disso! A velocidade de escrita e leitura dos dados é consideravelmente superior a de um disco rígido convencional. Enquanto as velocidades comumente encontradas em um HD ficam em torno de 50MB/s, um SSD SATA III consegue chegar ao limite de banda do conector SATA III, 600MB/s. Esse valor varia de acordo com o modelo de SSD, com muitos apresentando a média de 300MB/s de escrita e 500MB/s de leitura. Ainda assim, muito superiores aos valores encontrados mesmos nos modelos mais rápidos de disco rígido.

   .
O que isso interfere no meu uso?
A primeira grande vantagem ao rodar um sistema operacional em um SSD em comparação a um HD convencional é a velocidade de carregamento. Com velocidades de leitura tão superiores, o próprio processo de ligar o computador é bem mais rápido. Se o seu computador demorava de 2 a 3 minutos do momento no qual o botão power é pressionado e sua área de trabalho é carregada, com um SSD em uma instalação limpa do Windows pode levar de 10 a 30 segundos.

Além disso, todos os jogos e programas instalados no SSD são carregados de maneira muito mais ágil. Se você já deixou o computador ligado com o jogo carregando e foi fazer alguma outra coisa para esperar o processo finalizar, tenha certeza que com um SSD esse intervalo seria consideravelmente menor!

nte:

                 

                        

O que o SSD não faz?


É importante lembrar que colocar um SSD não tornará seu computador magicamente mais rápido ou potente em todas as tarefas. A área que ele interfere é na leitura e escrita de arquivos, ou seja, ele diminui consideravelmente os tempos de carregamento de sistema, jogos e programas, além do tempo de cópia de arquivos.


Atividades que necessitam de poder de processamento tanto do próprio processador como da placa de vídeo não apresentarão diferenças significativas com o uso de um SSD. Para isso, apenas fazendo uma mudança de processador ou placa de vídeo.


O SSD é compatível com meu computador?


A resposta é: provavelmente sim. Como os SSDs SATA apresentam a mesma interface de conexão de um HD convencional, o sistema não precisa necessariamente de drivers especiais ou firmwares atualizados para reconhecer e operar com um SSD (apesar de que manter os drivers e firmwares atualizados é altamente recomendável). Basta substituir o HD, ou deixá-lo como drive secundário para armazenar arquivos mais pesados, e instalar o sistema operacional no SSD. Simples assim.


Se você ficou animado com a possibilidade de ter tempos de carregamento muito menores e mais agilidade ao abrir jogos e programas, entre em contato! Aqui na Rocketz você pode fazer o TOPGrade de sua máquina com um SSD, além de outras melhorias em outros componentes. Traga seu PC e converse com a gente!