O melhor Mouse para CS:GO


Assim como em todo esporte competitivo, no cenário de Counter-Strike GO no eSports existem jogadores excepcionais que inspiram milhares de fãs e jogadores ao redor do mundo. Um dos principais aliados para atingir a performance máxima neste contexto é o uso de periféricos de alta qualidade feitos especificamente com gamers em mente.

Se o seu objetivo é jogar profissionalmente em um time, ou apenas ganhar dos seus amigos e subir de ranking, a tarefa de selecionar o mouse ideal para jogar CS:GO é muito importante. O mouse com o qual você joga CS:GO influencia diretamente na sua performance, e neste artigo você vai entender as principais influências das características de um mouse que podem ajudar ou atrapalhar sua gameplay.

Nos últimos anos, inúmeras marcas investiram no desenvolvimento de produtos e soluções para atender as necessidade do Pro Player e do gamer casual que busca melhorar cada vez mais sua performance. Dentre elas, podemos citar a Logitech, Zowie, Razer, SteelSeries, dentre muitas outras.

O que eu preciso considerar na hora de escolher um mouse para CS:GO?
Escolher um mouse para CS:GO que seja ideal para seu estilo de jogo e pegada exige que você entenda algumas características básicas de um mouse gamer. Termos como DPI, tipos de switches, sensor e pegada são exemplos de características das quais você precisa se atentar para conseguir fazer a melhor escolha para seu Setup, pois envolvem elementos que influenciam diretamente o conforto, precisão e desempenho de um mouse.

DPI
DPI é uma sigla que significa "Dots Per Inch", ou em português, "Pontos Por Polegada". Este número determina o nível de sensibilidade que o sensor do mouse possui, e de maneira geral quanto maior o número de DPI de um sensor, maior sua sensibilidade.

Na grande maioria dos casos, você vai precisar de um mouse com variação de 400 a 3200 DPI. Este intervalo é mais do que o suficiente para se jogar CS:GO e demais first-person shooters.

Ainda dentro deste tópico, um fator importante é a possibilidade de trocar o DPI do mouse quando necessário de maneira fácil e rápida. Diversos modelos de mouse gamer permitem alternar entre diversos perfis de DPI no click de um botão, e isso pode fazer toda a diferença num momento decisivo de uma partida.

Muitos jogadores usam essa função para deixar a sensibilidade mais alta quando se movimentam pelo mapa, e no momento de mirar gostam de diminuir essa sensibilidade para facilitar a precisão do movimento. Isso acontece porque, ao reduzir a sensibilidade, é necessário mover o mouse por uma área maior no mousepad para fazer o cursor percorrer uma mesma distância, e esse movimento físico maior possibilita uma mira mais precisa.

Sensor
Seguimos agora para os sensores. Mais importante do que um número gigantesco de DPI, a qualidade do sensor é fundamental para uma experiência mais precisa e agradável. Uma das questões mais polêmicas nesta parte é a disputa entre o uso de sensores óticos e sensores a laser.

Se você imagina que existe uma resposta definitiva para esta questão, sinto por desapontar. A grande verdade é que existem bons sensores óticos, mas também existem os que deixam a desejar. O mesmo se aplica a sensores laser. O que realmente influencia é a qualidade com a qual o sensor foi fabricado.

A tarefa ao escolher um mouse é buscar qual sensor é usado no modelo que está considerando comprar e ver reviews deste sensor por jogadores de CS:GO ou outros FPS. Marcas como Zowie, Logitech e Razer são geralmente bem vistas pela comunidade por usarem bons sensores e com bom desempenho em tracking.

Switches
Cada milissegundo é crítico em um jogo de CS:GO, então um mouse com botões confiáveis e fáceis de clicar é fundamental. Em um cenário ideal, você quer um botão fácil de clicar e que volta à posição inicial no menor intervalo de tempo possível.

O switch Omron é o mais recomendado e confiável no cenário de CS:GO atualmente. Se encontrar no modelo de mouse que está considerando adquirir este switch, é um bom sinal. Com ou sem fio
Apesar do conforto e benefício estético de se ter um mouse sem fio, para jogar CS:GO e demais jogos que exigem precisão e rapidez nos clicks e movimentos, optar por uma solução wireless pode não ser a melhor escolha.

De maneira geral, mouses sem fio costumam operar com DPIs menores e registrar um número menor de clicks em determinado intervalo de tempo, o que pode ter um efeito negativo em um jogo de CS:GO.

Existe um consenso na comunidade de CS:GO de que mouses com fio são superiores a mouses sem fio para as necessidades do jogo. Um mouse com fio, portanto, é a escolha segura para jogadores de Counter-Strike.

Se ainda assim você estiver considerando uma solução sem fio para seu Setup, existem algumas poucas opções de mouse wireless com desempenho impecável. Ainda assim, não deixe de testar por algum tempo antes de decidir a compra de um mouse sem fio, pois a existência de um possível lag dependendo do modelo é possível.

Design e Ergonomia
É esperado que você busque uma solução esteticamente agradável ao comprar um mouse gamer, ainda mais considerando o investimento necessário para um modelo que atenda todas as suas necessidades. Além da parte visual e presença de iluminação ou modularidade, uma questão fundamental que não pode ser ignorada é o formato do mouse.

Existem diversas maneiras de se segurar um mouse, sendo as mais populares Palm, Claw e Fingertip grips. Caso queira saber mais sobre elas, veja no artigo Melhor Mouse Gamer 2018 aqui no site.

A grande maioria dos mouses são desenvolvidos com destros em mente, então caso você seja canhoto é necessário uma atenção especial ao formato. O caminho é buscar por opções ambidestras, como vários modelos da Zowie e o Razer Lanchehead.

Ainda em relação ao formato, é preciso se atentar para qual pegada o mouse foi desenhado. Existem mouses feitos para oferecer o melhor conforto possível para quem usar Palm grip, enquanto outros para a Claw grip, por exemplo. De maneira simples, o mouse ideal é aquele que se encaixa perfeitamente na sua mão quando usado no seu estilo de pegada.

O que recomendamos?
Considerando tudo o que influencia na sua jogabilidade e performance, vamos agora a nossas sugestões para você que procura um mouse gamer para CS:GO. Vale lembrar que focamos em opções que estão oficialmente disponíveis no Brasil, e que existem outras opções não contempladas neste artigo que atendem os requisitos de um jogador de CS:GO.

Logitech G403
O Logitech G403 é a primeira recomendação para todos que procuram mouse para CS:GO. Desde que foi lançado, este modelo está sempre presente entre os mais recomendados para este uso. Ele utiliza um sensor 3366, possui excelentes botões e scroll, além de ser leve (tendo a opção de adicionar mais peso) e apresentar pegada emborrachada.

É também bem confortável de segurar e com formato agradável. Para quem não está acostumado, um pequeno período de adaptação pode ser necessário, mas nada além de alguns dias até se acostumar.

Pontos negativos? Bom, o cabo é um pouco mais grosso e pesado do que o ideal, mas nada que o uso de um mouse bungee não possa resolver caso realmente chegue a incomodar. E claro, nenhum mouse será perfeito para todo mundo, então testar pessoalmente é a única maneira de saber se o tamanho e formato agradam e são compatíveis com seu tamanho de mão e tipo de pegada.

Como opção sem fio, caso o peso extra não seja um problema, é o modelo G703. Tirando o fato que ele pode ser recarregado sem fio, é o mesmo mouse encontrado pelo nome de G403 wireless. Só não se esqueça dos prós e contras existentes com mouse sem fio já citados, ok?

Zowie FK Series
Se sua pegada for fingertip, a melhor opção segundo nosso especialista em CS:GO Nicholas Caumo é a série FK da Zowie. Como esperado da marca, é possível encontrar em tamanho menor (FK2) e em tamaho maior (FK1+), sendo este bem próximo ao tamanho do Razer DeathAdder. O FK1 é mais próximo em tamanho da linha SteelSeries Sensei.

Isso não quer dizer que são parecidos. Como de costume, a Zowie é referência no formato do mouse. É só segurar e comparar com modelos aparentemente parecidos para entender quão significativa é a diferença.

Mouses dessa série são leves, usam sensores óticos de alta qualidade e switches Huano. Além de perfeitos para quem tem pegada Fingertip, também podem agradar alguns que tendem a uma pegada mais próxima de Claw.

Dito isso, algo que ainda precisa ser melhorado é a scroll wheel. Assim como a série EC-A, estes mouses apresentam botões em ambos os lados, porém com a limitação que apenas um lado pode estar ativo de cada vez.

Zowie FK2
Zowie EC-A Series
Poucos mouses são tão bem projetados como os da série EC. À primeira vista pode parecer um pouco simples, mas quanto mais você usa, observa e compara com outros mouses, mais fácil fica entender por que a Zowie está sempre no topo de recomendados e usados pro Pro Players. Isso apesar de eventuais problemas com botões laterais (percebidos na série EC), botões principais um pouco duros dependendo do modelo e uma scroll wheel nem sempre ideal.

Os últimos modelos trazem pequenas melhoras aos botões. Contando com switches Huano, sensor 3310, leves e com formato que atende os três principais tipos de pegada, a série FK da Zowie é uma opção excelente para jogar CS:GO. Ele inclusive tem a opção de tamanho maior, EC1-A, com tamanho próximo a um DeathAdder.

SteelSeries Rival 310
O formato único do Rival 310 é o fator que o destaca do mar de opções de mouse para CS:GO. Com design e tamanho entre o Rival 300 e Rival 700, possui um sensor ótico de excelente qualidade e é extremamente leve, pesando apenas 92g.

Após alguns modelos com pequenos problemas e fatores a serem revisados, o SteelSeries Rival 310 marca o retorno da SteelSeries ao topo dos mouses gamers. É um mouse confortável e notavelmente preciso, algo fácil de notar na hora de mirar aquele headshot. Se for compatível com sua pegada, é uma opção que vale a pena considerar.

Razer DeathAdder Elite
Talvez o mouse gamer mais vendido da história, o Razer DeathAdder recebeu um novo upgrade. O Elite pode ser considerado o melhor da linha até o momento, contando com excelente sensor ótico, dois botões extras, materiais e textura renovados, mais leve e, para completar, um dos cabos trançados com melhor acabamento no mercado.

É um mouse grande, mas ainda assim compatível com os três principais tipos de de pegada. Pode-se dizer que é uma das escolhas mais seguras de que tanto a precisão como o conforto irão agradar qualquer jogador de CS:GO.

Menções Honrosas
Como já dito no início deste artigo, estas são recomendações de mouses para CS:GO disponíveis no Brasil e baseadas na nossa experiência. Seria impossível elencar todos os mouses que se encaixam nos quesitos necessários para se jogar bem CS:GO, e claro que existem opções não contempladas aqui e que proporcionam excelente experiência, precisão, conforto e jogabilidade.

Alguns mouses que também podem interessar o ávido jogador de FPS incluem a série ZA da Zowie, o SteelSeries Sensei 310 e o Roccat Kone, todas excelentes opções que devem ser consideradas caso o nosso Top 5 não tenha apresentado o mouse ideal para você.

Considerações Finais
A escolha de um mouse para CS:GO, ou de um mouse gamer de maneira geral, pode ser um experiência frustrante quando não temos ideia nem por onde começar. Se você chegou até aqui no artigo, no entanto, ficou mais fácil saber no que é preciso se atentar para afunilar suas opções para algo que conseguirá atender suas necessidades.

Da mesma forma que é recomendado que você experimente uma roupa ou sapato antes de comprar, a escolha de um mouse para CS:GO deve também receber a mesma atenção. Visite a Rocketz e experimente os modelos que mais chamaram sua atenção e que pela descrição parecem ser ideais para seu uso. Somente jogando com eles que você poderá ter certeza!