Atualizando...
Seu carrinho está vazio.

Existe mouse gamer perfeito?

Assim como em todas as categorias de produtos, elencar o "perfeito" é uma tarefa impossível. E isso porque o próprio termo "perfeito" depende de quem está perguntando. Perfeito para qual função? Para qual usuário? Um carro perfeito para a cidade pode ser horrível para a estrada, assim como um computador perfeito para edição de imagens pode não ser o ideal para jogar os últimos lançamentos.


Com isso em mente, vamos entender os possíveis usos para um mouse dentro do universo gamer, e aí sim elencar os mouses com o melhor pacote de funções e características para atender determinados usos e necessidades.


Antes de mais nada, vamos nos familiarizar com as principais marcas de mouse gamer presentes no mercado atualmente:




Mouse Razer

A Razer foi fundada em 1998, em uma época na qual periféricos voltados exclusivamente ao mercado de jogos era praticamente inexistente. Foi uma das pioneiras a investir e desenvolver produtos nesse mercado e até hoje é referência em qualidade e inovação.


Com características próprias no design, paleta de cores focada no preto e verde e grande número de fãs e clientes por todo o mundo, não tem como falar em mouse gamer e não falar em mouse Razer.


Os mouses da Razer mais vendidos incluem:


Quer saber qual o Melhor Mouse Razer de 2018? Clique aqui.




Mouse Logitech


A Logitech está o mercado de periféricos de computador desde 1982, quando lançou seu primeiro mouse. Desde então vem desenvolvendo e lançando novos produtos relacionados a periféricos de computador. No mercado gamer, consegue oferecer produtos com excelente qualidade, ergonomia e funções que atendem diversas necessidades nesse mercado.


Os mouses mais vendidos da Logitech incluem:


Quer saber qual o Melhor Mouse Logitech de 2018? Clique aqui.






Mouse SteelSeries


Desde sua primeira grande inovação, o Icemat, o primeiro mousepad de vidro focado no mercado de PC Gamers, a SteelSeries vem inovando e forçando os limites no mercado de periféricos gamer. Com portfólio de produtos que incluem mouses, teclados, mousepads e headsets, essa marca traz qualidade de design singulares que atraíram e mantém usuários leais à marca em todo o cenário gamer.


Os principais mouses da SteelSeries incluem:



Quer saber qual o Melhor Mouse SteelSeries de 2018? Clique aqui.









Mouse Zowie


Com presença inquestionável no eSports, a marca Zowie é referência em qualidade e desempenho no mercado gamer. Não só limitando seu portfólio de produtos a mouses, teclados e mousepads, também é extremamente presente no setor de monitores gamers. No cenário profissional de CS:GO, os mouses Zowie são os preferidos por inúmeros Pro Players, e caso o seu objetivo seja seguir carreira no eSports, não há escolha mais segura do que um Zowie.


Os principais mouses Zowie incluem:




Quer saber qual o Melhor Mouse Zowie de 2018? Clique aqui.







Para entrarmos nesse universo de detalhes e especificidades, vamos relembrar alguns termos muito comuns nesse meio, que nos ajudam a entender as limitações e usos de cada mouse.


DPI - Dots per Inch


O número atrelado a DPI, ou Pontos Por Polegada, está relacionado à sensibilidade do mouse, o que afeta diretamente a velocidade na qual o cursor se move na tela. Quanto maior o número de DPI, menos movimento físico é necessário para mover o cursor, dando a sensação que ele se move mais rápido. Quanto menor esse número, maior o espaço físico que o mouse precisa percorrer no mousepad para que o cursor se mova na tela, dando a sensação que ele está mais lento. Quanto maior for a precisão necessária para determinado movimento, menor deve ser o DPI, o que facilita o controle.


Macro


Macros são sequências de eventos que podem ser automatizadas para facilitar tarefas repetitivas, ou sequências de comandos longas ou complexas. Alguns mouses possuem botões laterais que podem ser programados com macros para facilitar comandos necessários de forma mais rápida e fácil durante um jogo.




Tipos de Pegada


Não existe apenas uma maneira de segurar um mouse. Dependendo do jogador, do tamanho de sua mão, dos movimentos que mais utiliza e principalmente de como se sente mais confortável, cada pessoa tem um "grip" diferente. Por isso mesmo que existem tantos designs de mouse com ergonomias tão distintas, para justamente conseguir atender estes diversos tipos de pegada.


Os três tipos mais populares são o Palm grip, o Claw grip e o Fingertip Grip. É possível ver na imagem abaixo as diferenças entre cada um deles abaixo.




Em linhas gerais, o Palm Grip é o mais popular, enquanto o Claw Grip é mais comum entre jogadores de RTS e Action-RTS. O Fingertip é mais comum para aqueles que constantemente precisam de movimentos extremamente rápidos.





Palm Grip


A popularidade deste tipo de pegada pode ser compreendida pelo fato de que é uma posição natural e relaxada de apoiar a mão sobre o mouse, tendo uma grande área de contato e apoio. Mouses para este tipo de pegada costumam ser mais largos, mais longos e apresentam uma curvatura mais acentuada na parte superior, provendo o máximo de sustentação à mão. Estes mouses, no entanto, costumam sofrer no quesito agilidade e são menos recomendados para jogos que exigem movimentos rápidos e repetitivos, sendo ideais para movimentos mais precisos e delicados.





Claw Grip


Este tipo de pegada, apesar de menos popular que o Palm, tem ganhado atenção e preferência principalmente entre jogadores de RTS e Action-RTS. Assim como o nome descreve, a mão fica em formato de "garra", mais arqueada e com menor área de contato com o mouse. Mouses feitos para este tipo de pegada apresentam uma curvatura menos acentuada na parte superior, além de serem menores, dando uma presença mais ágil como um todo. Comparados aos mouses feitos para a pegada Palm, estes são mais adequados para deslizes mais rápidos, e provêm aos jogadores uma sensação de maior controle ao se movimentar rapidamente pela tela.






Fingertip Grip


Este tipo de pegada é o mais extremo entre os três, tendo a menor área de contato e suporte entre mão e mouse. Nele, apenas a ponta dos dedos controlam todo o mouse para possibilitar movimentos extremamente rápidos e ágeis, minimizando a limitação criada pelo pulso e mão. Mouses para este tipo de pegada costumam ser bem leves, bem pequenos e geralmente com a menor curvatura na parte superior entre os tipos de mouse. O foco neste caso é velocidade, algo no qual realmente se destacam. Devido à mínima área de contato e pouco suporte à mão, este tipo de pegada pode não ser o ideal para deslizes mais lentos, delicados e precisos.







É importante lembrar que sua pegada ideal é extremamente pessoal, e apenas experimentando as três, jogando um pouco com cada, é possível definir qual você se sente mais confortável e atinge melhor performance e precisão.


Agora, com toda essa nomenclatura específica ao uso de mouses para jogos, vamos finalmente aos mouses mais recomendados baseados nos jogos que você quer jogar!







Mouses para FPS


Para jogos como Counter-Strike GO, Call of Duty, Battlefield, Rainbow Six, Quake e até mesmo o popular Player Unknown`s Battlegrounds (PUBG), no qual você está em primeira pessoa (daí o nome First-Person Shooter), uma característica na qual você precisa prestar muita atenção é na flexibilidade da mudança de DPI. Um mouse que foi pensado no jogador de FPS tende a apresentar um botão "sniper", com a função de diminuir temporariamente a DPI do mouse, ou alguma forma alternativa de mudar o DPI. O que isto possibilida é uma maior precisão na hora de mirar um tiro mais difícil, aumentando suas chances de acerto.


Profissionais costumam jogar com DPIs mais baixos de maneira geral, e os tipos de pegada mais populares são Palm e Claw.


Mouses recomendados para jogadores de FPS


Logitech G403, Razer Deathadder Elite, Steelseries Rival 700, Steelseries Sensei 310, MOTOSPEED V70 RGB, Ducky Channel Secret e Zowie Series (EC / FK / ZA) (Apesar de não apresentar uma forma tão prática de mudança de DPI, é um dos modelos mais populares no cenário de e-sports em jogos de FPS).






Mouses para MMO


Jogos de MMO (Massively Multiplayer Online) apresentam uma complexidade maior em relação a jogos de FPS. Exemplos de jogos assim incluem World of Warcraft, Final Fantasy XIV, Star Wars: The Old Republic e Guild Wars 2. Tanto no ponto de vista de estratégia como de ativação de ataques e itens, estes jogos exigem um número maior de botões no mouse.


Devido a esta necessidade, mouses pensados para este tipo de jogo costumam ser maiores e com botões por todos os lados, prontos para serem mapeados para diversas habilidades com extrema precisão. Muitos ainda chegam ao nível de permitir que se alternem mapeamentos de botões distintos (perfis) com o mínimo de esforço.


Mouses recomendados para jogadores de MMO


Logitech G502, Razer Naga Trinity, Steelseries Rival 500.






Mouses para RTS


Jogos de RTS (Real-Time Strategy) são jogos baseados em um limite de tempo no qual os jogadores têm como objetivo adquirir recursos, construir unidades e derrotar o oponente. Diferente de jogos por turno, como por exemplo xadrez, no qual enquanto um jogador joga o outro aguarda a sua vez, nos jogos de RTS todos os jogadores estão tentando adquirir recursos, proteger suas bases e atacar ao mesmo tempo. Exemplos destes jogos incluem Starcraft II, Total War, Warcraft e o clássico Age of Empires.


Apesar de muitos jogos populares no gênero, é difícil apontar modelos feitos especialmente para RTS. A recomendação neste caso é buscar por mouses feitos para MMO, que costumam apresentar mais botões, o que ajuda também neste tipo de jogo.






Mouses Multi-Propósito


Não tem apenas um tipo de jogo em mente? Sem problemas. Existem vários modelos de mouse que vão conseguir proporcionar uma experiência gamer superior, mesmo sem ter design e funções específicos para um estilo de jogo.


Estes modelos aparecem em diversos tamanhos, formas e conjuntos de funções. Considerando que este tipo de mouse tem como objetivo ser igualmente eficiente em todos os tipos de jogo, de FPS a ação, aventura e MMO, não teria como definir um design único para a categoria.


Se você joga uma grande variedade de tipos de jogos e precisa de um mouse que consiga atender todas as diferentes necessidades de cada um deles, este é o tipo de mouse que você precisa.


Exemplos deste tipo de mouse incluem:


Razer Mamba Tournament Edition, Logitech G502 e Steelseries Rival 600.







Mouses sem fio


Caso você não seja um grande fã de periféricos com fio, já existem opções gamer de mouse wireless com excelente desempenho. Sabemos que alguns jogadores se incomodam com a presença do fio, e muitos apelam para mouse bungees para minimizar as possíveis interferências do fio no movimento do mouse. Com mouses sem fio, o movimento realmente não apresenta nenhuma resistência, dando total liberdade ao jogador para os arrastes e deslizes que precisar.


Mouses sem fio recomendados


Logitech G903 e Razer Lancehead Wireless







Recursos Especiais


Estilo de jogo, de pegada e preço são fatores importantíssimos na escolha de seu próximo mouse gamer. Apesar disso, existem inúmeras outras funções que vale a pena se atentar, sendo algumas exclusivamente estéticas e outras possivelmente divisores de águas na sua experiência gamer.





Iluminação


Apesar de não interferir diretamente no seu desempenho em um jogo, a iluminação do mouse tem vantagens importantes. Além de possibilitar uma sincronia no seu Setup, deixando esteticamente superior, alguns modelos permitem que sejam atribuídas cores diferentes para cada perfil salvo, auxiliando na hora de selecionar o perfil correto para cada situação.


Atualmente existem diversas opções Full RGB, cada vez mais populares por sua versatilidade. Exemplos incluem o Logitech G502, Motospeed V60, Razer Lancehead e Steelseries Rival 600.





Ajuste de peso


O peso do mouse pode ter um impacto gigantesco na maneira que você joga. A maioria dos mouses tem um peso único, e caso você julgue muito leve ou muito pesado, sua única opção é se adaptar.


Existem, porém, opções que permitem o ajuste de peso do mouse. Um exemplo disso é o Logitech G502 Proteus Spectrum. Com suporte para até 5 pesos de 3,6g, você pode não só escolher quantos pesos são adicionados, mas também sua posição no mouse. Desta forma você consegue ajustar de maneira precisa mais um detalhe da sua experiência, melhorando seu conforto e controle.





 



Considerações Finais


Comprar um mouse gamer é um processo. Um período de teste e auto-conhecimento será necessário para que você encontre o mouse perfeito para você. O que é certo é que este esforço é extremamente compensador quando se encontra o mouse ideal. Enquanto é impossível elencar o melhor mouse por categoria, afunilar suas opções de centenas a apenas algumas poucas bem afinadas com sua necessidade e gosto tornarão a escolha mais fácil e o processo mais rápido. E, claro, você é sempre bem-vindo à Rocketz São Paulo ou Curitiba para testar pessoalmente os diversos modelos e descobrir o seu mouse perfeito.