Atualizando...
Seu carrinho está vazio.

Quanto vale a pena investir em uma máquina gamer?


Nos tempos atuais já estamos acostumados com a falta de flexibilidade, customização e possibilidade de upgrades na grande maioria de nossos devices. Seja nosso celular que, se tivermos sorte, conseguimos expandir a capacidade de armazenamento com cartões micro sd, seja em nossos consoles, que aceitam um eventual HD externo conectado pela porta USB, temos a sensação que quando compramos um novo device, estamos nos casando com suas configurações e limitações, e caso no futuro nossas necessidades mudem, a única escolha é comprar um novo.


Seguindo contra essa onda de pouca ou nenhuma flexibilidade de customização, o mercado de PCs ainda consegue manter as possibilidades de combinação de componentes e upgrades e expansões futuras sem grandes dores de cabeça. Toda essa abertura resulta em um melhor valor a longo prazo, além de um custo-benefício superior a alternativas mais fechadas e restritas.



    .
                      

Agora, se sua intenção é jogar os últimos lançamentos, porém seu budget não permite os componentes topo de linha, não se desespere! Ao contrário do que se pensa, você não precisa de um computador com todos os últimos lançamentos e múltiplas placas de vídeo para rodar todos os seus jogos favoritos com qualidade e framerates acima dos 60FPS.


É claro que quanto mais potente for a configuração do seu PC Gamer, mais recursos poderão ser habilitados nos jogos mantendo uma taxa de FPS aceitável, e que você conseguirá jogar os lançamentos por mais tempo até sentir a necessidade de fazer um upgrade. Mas com os avanços e otimizações nas arquiteturas de processadores e placas de vídeo, aliadas a otimizações no campo de software com engines melhorados e drivers mais eficientes, é possível afirmar com segurança que mesmo uma configuração aparentemente de entrada consegue fornecer uma experiência gamer completa.



Entendendo a importância de cada componente
                         
Dá pra jogar com i3?
O processador de seu computador é fundamental para tornar sua experiência fluida, porém não é o único responsável por eventuais engasgos ou travamentos. Muitas vezes um sistema operacional corrompido ou incompatibilidades de software são a real causa destes inconvenientes tão comumente atribuídos ao processador.

O processador Intel Core i3 8100 possui quatro núcleos físicos e quatro threads, com o clock de 3.6GHz e 6MB de cache. Conta ainda com a arquitetura de memória  dual channel. Essas especificações impressionam, ainda mais quando se comparadas a processadores topo de linha de apenas alguns anos atrás. Um processador Intel i7 4770, por exemplo, que ainda hoje é um processador que consegue carregar fluxos de trabalho mais pesados, tem o mesmo clock base do que o intel i3 8100. Este i3, inclusive, é ligeiramente mais forte que o i7 de 4a geração citado, tanto para jogos como para tarefas convencionais.


Além disso, o i3 7100 é fabricado com litografia de 14nm, enquanto o i7 4770 ainda está na litografia de 22nm. Só este avanço já trouxe melhoras significativas no consumo de energia (de 84 Watts para 51 Watts) e geração de calor.


Sim, a tecnologia avança muito rápido, e é possível ver na categoria de entrada no segmento gamer features e melhorias dos processadores topo de linha das gerações anteriores. Se o seu objetivo é ter uma máquina custo-benefício que roda os jogos atuais, mesmo que em qualidade média ou alta, o processador Intel core i3 não será gargalo para seus gameplays.

   .
Uma 1050 aguenta o tranco?
A placa de vídeo é, sem sombra de dúvidas, o componente mais importante em um PC Gamer, e onde você definitivamente não deve tentar economizar demais. Existem sim placas de vídeo dedicadas abaixo da Nvidia GTX 1050 de 2gb, mas para a melhor relação entre experiência e gráficos e valor de investimento, esta é a placa.

A Nvidia GTX 1050 de 2gb consegue manter uma média de FPS mais do que aceitável em todos os jogos da atualidade, talvez precisando de algum ajuste na qualidade e efeitos nos jogos mais exigentes. Abaixo a relação da média de frames por segundos nos jogos mais populares atualmente:

                 
E como ficam os FPS? | Taxa Média de Frames Por Segundo
                        
Com esses valores é possível jogar tranquilamente todos os jogos mais populares com fluidez. É importante lembrar que para ter uma taxa de frames por segundo maior e mais constante, basta reduzir a qualidade ou resolução dos títulos mais exigentes, mas ainda assim mantendo uma ótima qualidade visual e experiência.
                        
8GB de RAM são o suficiente?

A memória RAM é mais um componente importantíssimo para manter um bom desempenho de seu PC gamer. é na memória RAM que são armazenados os dados de tudo que está rodando no seu computador, incluindo processos necessários do sistema operacional e do jogo que você estiver jogando.

A memória RAM é usada ao invés do disco rígido por ser exponencialmente mais rápida nos processos de leitura e escrita de dados, ainda mais quando o uso desta memória está atrelada à escrita de dados temporários, que são sobrescritos e substituídos o tempo todo. Quanto maior e mais rápida for a memória RAM instalada, menor é o tempo necessário para carregar programas e jogos.


Mas o que eu preciso saber sobre a memória RAM? Primeiramente, a capacidade. O mínimo recomendado é 8GB de RAM, o que já é suficiente mesmo para jogos mais pesados. Considerando que no computador custo-benefício não existe a intenção de rodar jogos a resoluções 4K com texturas pesadíssimas, 8GB é certamente o ideal. Além disso, caso futuramente saia algum título que exija mais memória RAM, você tem total liberdade de fazer um upgrade para 16GB ou mais.


O próximo fator a ser considerado é a frequência da memória. Este valor está relacionado à quantidade de dados que pode ser transferida para a memória de uma vez. De maneira geral, quanto maior a frequência, melhor a performance. Os 8GB de RAM DDR4 que vem na Raptor rodam a uma frequência de 2133Mhz, mais do que o suficiente para um excelente desempenho.


O último fator a ser observado é a latência. De maneira geral, quanto menor a latência, melhor a performance. O valor de latência é apresentado em 4 números, e estes números representam a latência dos clocks de memória para cada tarefa. Todas as placas-mãe dão suporte a todas as latências, então compatibilidade não é um problema. No caso da memória RAM da Raptor, a latência é de 15-15-15-35, um ótimo valor considerando que é apresentado em nanossegundos.

                        
O que mais preciso saber? | Placa-mãe, Fonte e Disco Rígido
Sua principal preocupação em relação a placa-mãe e fonte está ligada a compatibilidade. No caso da Raptor, a placa-mãe possui o Chipset H110 com suporte a até 16GB de RAM e socket LG1151, dando suporte aos processadores Intel de 6a e 7a gerações.

A fonte usada na Raptor é de 400W 80 Plus com PFC ativo, ideal para alimentar todos os componentes da Raptor.


Em relação ao HD, 1TB é bastante espaço para inúmeros jogos e arquivos em geral. Com conexão Sata 3 e 7200rpm, tem a performance esperada de um disco rígido convencional. Uma recomendação para melhorar a velocidade de boot e carregamento de jogos e programas em geral é a inclusão de um SSD (Solid State Drive). Por não ter áreas móveis e apresentar velocidade de escrita e leitura muito superiores a um disco rígido convencional, um SSD é o primeiro upgrade a ser recomendado a qualquer sistema, com resultados fáceis de serem percebidos.

                        

A máquina que usamos como base para ilustrar essa realidade é a Rocketz Raptor. Apesar de ser a máquina Rocketz de entrada, não se deixe enganar pelo seu preço e posicionamento. Contando com um processador Intel i3 8100, placa de vídeo GTX 1050 de 2gb de VRAM GDDR5, 8gb de memória RAM e 1TB de HD, temos todo o hardware necessário para sustentar qualquer gameplay.


Um investimento que vale a pena

Conhecendo melhor os componentes que mais influenciam sua experiência gamer, fica mais fácil entender os benefícios que um investimento em uma máquina como a Raptor. É claro que cada um tem suas necessidades, e deve customizar os componentes de acordo com a performance que precisa, mas para todos que buscam um PC Gamer barato e com condições de rodar todos os jogos mais populares a boas resoluções e framerates acima dos 60FPS, a Rocketz Raptor é a solução ideal.


Qualquer dúvida entre em contato conosco! Você pode falar com o nosso especialista em hardware (e fera no atendimento) Gabriel Netto pelo formulário de contato aqui no site. Sem dúvida conseguiremos ajudar a escolher o PC Gamer ideal para você!