Atualizando...
Seu carrinho está vazio.

O que torna um teclado mecânico? Por que este tipo de teclado é preferido entre os Pro Players e gamers profissionais?

Se você está entrando agora no mundo de jogos em PC, com certeza já ouviu falar de teclados mecânicos. Switches, keycaps, ponto de atuação, parece até uma nova língua descrevendo as diferenças entre os inúmeros modelos de teclados mecânicos disponíveis. Mas o que tudo isso realmente interfere na sua experiência jogando?

É para isto que estamos aqui! Neste artigo você vai conhecer todos os detalhes necessários para decidir o modelo ideal de teclado mecânico para seu uso.



Teclado Mecânico vs Teclado de Membrana


Os teclados mais populares em escritórios e demais kits vendidos a valores mais baixos são feitos usando a tecnologia de membrana. Nesses modelos, uma membrana de silicone ou material semelhante é a responsável por gerar o movimento de volta após uma tecla ser pressionada.


Apesar de ser uma solução mais simples de produzir e possibilitar teclados mais acessíveis, principalmente na época em que se ter um computador em casa estava começando a se popularizar, o uso da membrana não é o método que proporciona melhor tempo de resposta, experiência e confiabilidade.


Em um teclado mecânico, cada tecla possui seu próprio switch, um mecanismo mecânico (daí o nome do tipo de teclado) baseado em uma mola e o metal necessário para fechar o circuito e ativar a tecla.


Os switches podem ser simplesmente lineares e com pequena distância de ativação, como podem fornecer feedback tátil e sonoro e distância de ativação superiores. Tudo depende do seu uso e principalmente do seu gosto, já que cada um tem sua preferência em relação a feedback e ergonomia ao usar um teclado.

       
   .
Quais os principais tipos de switch?
Atualmente existem várias fabricantes de switches no mercado, sendo a Cherry (desde 2008 parte da ZF Electronics) a mais famosa e mais recomendada pela sua qualidade e confiabilidade. Por possuir uma produção anual inferior a demanda cada vez maior de switches mecânicos, outras marcas como Kailh, Outemu e Matias também estão presentes nesse mercado. 
     
Swiches Lineares
Os primeiros switches a serem criados foram os lineares, como os switches Cherry MX Black e Cherry MX Red, introduzidos em 1984. Eles possuem movimento simples, sem nenhum feedback tátil ou sonoro expressivo. Enquanto o modelo Black exige mais força para pressionar cada tecla, o modelo Red é mais leve, exigindo menos esforço. Exemplos de teclados atuais que possuem esse tipo de switch (incluindo variantes da Outemu, Kailh ou outras fabricantes) são: HyperX ALLOY FPS Cherry MX Red, Cougar 700K Cherry MX Red, Corsair Strafe RGB Switch Red e MOTOSPEED CK101 RGB.
     
Cherry MX Brown
Em 1994 foi introduzido no mercado o Cherry MX Brown, um switch apresentado como “ergonômico”, fornecendo um feedback tátil maior, porém sem o barulho de “click”. Ele rapidamente se tornou um dos switches mais populares, fornecendo um tipo de feedback agradável e diferente para a época. Exemplos de teclados atuais que possuem esse tipo de switch (incluindo variantes da Outemu, Kailh ou outras fabricantes) são: HyperX ALLOY FPS Cherry MX Brown, Ducky Channel ONE TKL - Cherry MX Brown, Logitech G610 Orion Brown e MOTOSPEED CK108 RGB Preto - Gateron Brown.
Cherry MX Blue
Somente em 2007 foram apresentados os switches Cherry MX Blue, que possuem além do feedback tátil, feedback sonoro mais alto adicionado intencionalmente. O objetivo deste feedback sonoro mais alto é justamente o de tornar o click mais facilmente perceptível. Isto é alcançado por um mecanismo mais complexo, com uma peça superior azul e uma inferior branca. Quando a peça azul é pressionada até o ponto de ativação, a peça branca inferior é lançada para o fundo, gerando o som do clique característico. Por produzirem um barulho mais alto que o de demais teclados, teclados com esse tipo de switch não são os mais recomendados para serem usados em áreas comuns, nas quais o barulho pode chegar a incomodar as demais pessoas no local. Exemplos de teclados atuais que possuem esse tipo de switch (incluindo variantes da Outemu, Kailh ou outras fabricantes) são: HyperX ALLOY FPS Cherry MX Blue, K557 Kala RGB, MOTOSPEED CK101 RGB - Outemu Blue e Ducky Channel ONE TKL RGB - Cherry MX Blue.

      
Cherry MX Speed
Mais recentemente temos outros lançamentos da Cherry, como o Cherry MX Speed. Apresentando a cor cinza / prateada, esse switch se diferencia das outras opções de switches lineares por apresentar um ponto de atuação de 1.2mm em comparação aos 2mm encontrados nos switches Cherry MX Red e Black, por exemplo. A força de atuação, no entanto, é a mesma do Red, 45g. Um exemplo de teclado com esse switch é o CORSAIR K70 RAPIDFIRE RGB.
      
Switch Logitech
Além das opções da Cherry, existem outros switches de teclados mecânicos reconhecidos, como o Romer-G, exclusivo da marca Logitech. O switch desenvolvido pela marca junto a OMRON, uma das maiores fabricantes de switches de mouses da atualidade e famosa por sua alta qualidade de construção,  é composto por 7 partes individuais, tendo uma mola no seu interior, dois contatos para registrar o click e um sistema de suavização ao pressionar a tecla até o final. O design apresenta uma distância de ativação menor, de apenas 1.5mm, com força de atuação de 45g. Segundo a Logitech, os clicks são 25% mais rápidos do que as alternativas existentes, o que deve auxiliar em momentos que exigem respostas mais rápidas em um jogo. Os teclados mecânicos Logitech que possuem esse switch exclusivo são: Logitech G810 Orion Spectrum, Logitech G910 Orion Spark e Logitech G413 Carbon.
      
Switches Razer
Nos teclados da Razer são encontrados os switches Razer Green, Razer Orange e Razer Yellow. O Razer Green possui características semelhantes ao Cherry MX Blue, com feedback tátil e sonoro. O Razer Orange, por sua vez, compartilha das características do Cherry MX Brown, apresentando feedback tátil, mas não feedback sonoro. O Razer Yellow é um switch linear, muito parecido com o Cherry MX Speed, com ponto de atuação 1.2mm e força de atuação de 45g.

 

Teclados Razer com switches Razer Green incluem os modelos: Razer Blackwidow X Ultimate, BlackWidow Tournament Chroma e Razer Blackwidow Tournament Team LGD.

 

Um exemplo de teclado Razer com switches Razer Yellow é o Razer Blackwidow Chroma V2 Switch Yellow.

      
Keycaps e demais customizações 
Agora que já temos uma visão geral das opções de switches, temos também que dar atenção às keycaps presentes nos teclados. Keycaps são as peças de plástico que apresentam as letras, números e símbolos do teclado, que se encaixam em cima dos switches.

 

Por serem encaixadas, existe a possibilidade de trocá-las por outras keycaps compatíveis com o switch. Alguns modelos de teclado, inclusive, trazem mais de um tipo de keycap para as principais teclas usadas em jogos, incluindo as setas direcionais e as letras WASD.

 

Um modelo que traz na caixa keycaps diferenciadas para essas teclas e nos números de 1 a 4 é o HyperX Alloy.  

   .
      
Apesar de não vir com os keycaps texturizados já encaixados, o processo é fácil e simples de ser realizado com a ferramenta de remoção de keycaps em formato de pinça que também acompanha o teclado.

 

Outros exemplos que trazem essa funcionalidade são o Corsair Strafe e o Logitech G413 Carbon.

 

Um teclado que vale a pena ser mencionado é o Kala K557, da fabricante Redragon. Apesar de não trazer keycaps diferentes, ele vem com a possibilidade de trocar o próprio switch de cada tecla. Com 2 switches extras de cada tipo (2 Outemu Black, 2 Outemu Brown, 2 Outemu Blue e 2 Outemu Red), você tem a liberdade de customizar quais teclas você prefere jogar com quais switches.

   .
Como escolher seu teclado?
A grande questão é, como tudo que é de uso pessoal, o fator mais importante é sua sensação ao utilizar o teclado. Por mais que seja importante conhecer as especificações técnicas de cada switch e modelo, o mais recomendável é testar pessoalmente os teclados que mais chamaram sua atenção, e que tenham as funções que você deseja para complementar seu Setup.

 

Qualquer dúvida entre em contato conosco! Você pode falar com o nosso especialista em periféricos (e fera no atendimento) Gabriel Netto pelo formulário de contato aqui no site. Você também pode nos visitar pessoalmente na Rocketz para conversar com nosso especialista em CS:GO, Nicholas Caumo. Sem dúvida conseguiremos ajudar a selecionar o melhor teclado gamer para você.