Atualizando...
Seu carrinho está vazio.

Não é tão simples quanto parece, mas saber no que se deve prestar atenção faz toda a diferença.

Bom, já falamos sobre como é o jogo e demos uma força para tomar as primeiras decisões e conseguir as primeiras missões. Neste artigo quero abordar com mais detalhes uma habilidade fundamental para todo jogador de Sea of Thieves: Velejar.


No artigo de primeiros passos já citei uma dica importante, antes mesmo do navio começar a navegar. Para desatracar sem causar qualquer dano desnecessário, é importante checar se suas velas estão recolhidas ANTES de levantar sua âncora. Uma vez com a âncora levantada, o navio naturalmente se afasta do local que se encontrava atracado e após uma distância segura já é possível descer as velas sem medo.


Ok, estamos velejando. Neste momento existem três coisas que você precisa prestar atenção para se locomover com eficiência por essas águas tão bem renderizadas: a direção de suas velas, a altura de suas velas e a direção controlada pelo timão do seu navio.



O seu objetivo é que suas velas sempre “capturem” a força do vento. Para saber a direção do vento, basta observar as linhas que o ilustram movimentando a bandeira do seu navio. Ajuste suas velas para que o vento bata diretamente em suas velas, em um ângulo perpendicular. Um indicador de que você acertou no ângulo e está aproveitando ao máximo a força do vento é quando suas velas “enchem” de ar e tomam a forma arqueada característica, como na imagem abaixo:

 



Quando velejar contra o vento, você pode tentar ajustar suas velas para o lado o máximo possível, porém ainda assim esta não é das soluções mais eficientes. O ideal neste caso é mudar a rota e tentar encontrar um caminho no qual você consiga usar o vento ao seu favor, pois mesmo que a distância seja superior ao caminho contra o vento, você chegará muito mais rápido.

Seu timão possui em um de seus apoios dois marcadores dourados. Eles servem como guia para saber se você está velejando para frente, ou se está virado para a extrema esquerda ou extrema direita. Quando estiver velejando, preste atenção nestes marcadores e escute atentamente os “clicks” conforme você rotaciona seu timão.

 


 

Pode parecer óbvio, mas não tente estacionar seu navio como um carro! É muito perigoso navegar com seu navio muito próximo a uma ilha, pois nunca se sabe como está o relevo embaixo d’água. E nem pense em tentar arrumar um eventual furo ou dano no navio causado por algumas rochas ao tentar atracar muito próximo da ilha na volta de uma missão, pois quando você retornar o seu navio já poderá ter naufragado completamente! A maneira mais segura é descer a âncora a pelo menos uns 20 ou 30 metros da ilha.

Falando na âncora, ela é muito mais útil do que apenas manter o seu navio no lugar. Você pode usá-la para verdadeiros cavalos-de-pau em situações emergenciais. Você também pode usá-la para paradas bruscas, e (brilhantemente) para frear navios que você está perseguindo ou que estão te perseguindo. Basta lançar por canhão um membro de sua tripulação para um navio inimigo e pedir para que ele desça a âncora. Funciona muito bem, além de ser hilário de ver a reação dos outros jogadores (Uma manobra dessas era de se esperar, afinal neste jogo somos todos piratas!).

É importante dividir e delegar as funções em seu navio. Organização é tudo, e sem funções e objetivos claros para cada tripulante, não é surpreendente ver vários jogadores tentando caoticamente realizar a mesma tarefa. Comunique-se, dê funções específicas, incluindo o controle das velas, do timão, acompanhamento do mapa e observação do crow’s nest (aquela estrutura no topo do mastro principal de um navio). Dessa forma você conseguirá resultados muito melhores do que seus rivais menos organizados.

Uma última dica vai para quem jogar na embarcação menor, para um ou dois jogadores. Para ver o mapa, você não precisa ficar subindo e descendo escadas. Para ver o mapa do deck superior, basta olhar pela fresta na parte de trás da embarcação, de onde você tem visão do nível inferior.




Tenho certeza absoluta que seguindo essas dicas e tendo em mente tudo o que é necessário para se velejar com segurança e eficiência, suas gameplays ficarão bem mais divertidas e suas vitórias cada vez mais frequentes! Como estão suas conquistas? Já subiu de nível e reputação em todas as facções? Fique ligado que logo logo mais conteúdo sobre Sea of Thieves vem por aí!